Aventar

Uma imagem ilustrativa da apreensão da lógica e da substância do AO90 na RTP. Sim, a RTP adoptou o AO90 há dois anos.

Dizendo a base VIII, 3.º, do AO90 que não se prescinde de acento gráfico n’«a forma verbal pôr, para a distinguir da preposição por», é natural que não se perceba o motivo de na base IX, 9.º, se deixar de «distinguir pelo acento gráfico: para (á), flexão de parar, e para, preposição».

Sim, claro, a lógica. E a substância.

Ao longo de 2010, desenvolveu-se uma intensa atividade [sic] formativa […].

Para este volume, concorreu de forma especial o plano de formação dirigido à apreensão da lógica e da substância do Acordo Ortográfico que a RTP adotou [sic] a partir de janeiro [sic] de 2011. Só nessa formação, realizada num mês, no Continente e Ilhas, foram envolvidos 1.827 [sic] formandos. O parceiro da RTP nesta operação foi…

View original post mais 10 palavras

Posted on 8 de Março de 2013, in Notícias. Bookmark the permalink. 2 comentários.

  1. Eu nem me debruço sobre a “lógica (ilógica)” da porcaria do acordo ortográfico, não o aceito, apenas noto os disparates quando me imposto ler algo naquela estúpida grafia. Quanto à questão apresentada, acho que a RTP faz muito bem em não apresentar legendas escritas com o desgraçado acordo porque senão ninguém percebe nada, as notícias ficarão por digerir!… A minha opinião é: ” BANIR O ACORDO ORTOGRÁFICO AO90″, quero o português do meu Portugal de volta!

    • Obrigado pelo seu comentário, mas se me é permitido, penso que está confusa. A RTP escreve em acordês (ou, pelo menos, acha que o faz). Aliás, para além de (achar que o sabe) aplicar, ainda faz propaganda ao mesmo. Nesse caso em concreto é que alguém há-de ter achado (e muito bem) que escrever “pára” sem acento não tem lógica nenhuma, assim como o AO90 em si, para quem se deu ao trabalho de o ler.🙂

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: