Como instalar e configurar

A instalação é bastante simples. Basicamente, basta ter uma versão actualizada do Firefox, instalar o add-on e fazer as configurações necessárias, tal como acontece com a maior parte das extensões usadas nos browsers. Abaixo estão instruções mais detalhadas.

Originalmente, as instruções referiam-se apenas ao Firefox em Português de Portugal, que era o usado por mim na altura da escrita deste tutorial. No entanto, uma vez que algum dos tradutores decidiu que a versão portuguesa do Firefox iria passar a estar em acordês (e assim está desde a versão 10), decidi mudar o meu Firefox para Inglês. Como tal, e de modo a que este tutorial de mantivesse recente e actualizado, o mesmo foi modificado tendo em conta agora a versão do Firefox em Inglês, mas apenas nas partes em que tal fosse necessário. Nas partes em que o procedimento não tenha sido alterado, mantêm-se o texto e imagens originais. De qualquer maneira, os passos são análogos para quem tem o Firefox em Português. Se mesmo assim preferir o Firefox em Português (e acordês), pode descarregar o mesmo aqui.


Nota: Seja qual for a versão do Firefox que prefira usar, ele não virá com um dicionário (corrector) pré-AO, mas sim pós-AO. Para instalar a versão pré-AO precisa de seguir este link e escolher o ficheiro mais recente. No momento da escrita deste texto, a versão mais recente data de 1 de Janeiro de 2013.


  1. Adicionar o add-on ao Firefox.
    • A maneira mais genérica é acedendo a https://addons.mozilla.org/pt-pt/firefox/addon/foxreplace/ e clicando em “Adicionar a Firefox”.
    • Alternativamente, também dá para instalar pelo Add-ons Manager (Gestor de Extras) do Firefox. No Windows 7 e no Vista dá para aceder ao Add-ons Manager e instalar o add-on seguindo os passos da imagem abaixo, ainda em Português (se clicada, a imagem abre num novo separador):
      Screenshot de como aceder ao Gestor de Extras e instalar o FoxReplace no Windows 7.

      Gestor de Extras no Windows 7

      Em Windows e Linux também dá para aceder ao Add-ons Manager directamente através da combinação Ctrl+Shift+A, ou através do menu Tools (Ferramentas), como na imagem abaixo (se clicada, a imagem abre num novo separador):

      Screenshot de como aceder ao Gestor de Extras do Firefox em Linux e Windows

      Gestor de Extras no Ubuntu 11.10

  2. O Firefox vai pedir para reiniciar. Faça-o.
  3. Quando reiniciar, o Add-ons Manager deverá estar aberto. Se não estiver, abra-o como explicado no ponto 1.
  4. Clique em Extensions e, na linha do FoxReplace, em Options. Deverá aparecer uma janela como na imagem abaixo (se clicada, a imagem abre num novo separador):

    Janela de opções do FoxReplace

    Janela de opções do FoxReplace

  5. Na zona Periodically update from URL, activar a checkbox que diz Enable, e, no campo URL, colar o endereço https://dl.dropbox.com/u/4967399/FoxReplace.json. Isto fará com que a lista de substituição mais recente seja descarregada periodicamente. No campo Period (minutes) pode indicar o intervalo de tempo que pretende para o descarregamento da lista. Qualquer valor serve, já que a lista não é actualizada a cada minuto. Sugiro qualquer valor entre 5 e 60, mas é mesmo indiferente.
  6. Activar também a checkbox do campo Auto-replace on page load. Isto fará com que as páginas sejam automaticamente “corrigidas” para Português  aquando da sua abertura. Se não quiser este comportamento, não active a checkbox. Poderá sempre “forçar” a substituição ao clicar na tecla F2 Shift+F8.

Para descarregar imediatamente a lista mais recente, clique no botão Import from URL e, na janela que se abrir, cole o endereço para a lista mencionado anteriormente (https://dl.dropbox.com/u/4967399/FoxReplace.json), e clique em OK. Se a lista tiver sido descarregada com sucesso, deverá aparecer uma janela com três botões. Clique no botão do meio, que diz Overwrite. Por fim, a janela deverá ter um aspecto semelhante ao da imagem abaixo (se clicada, a imagem abre num novo separador):

Janela de opções do FoxReplace preenchida

Janela de opções do FoxReplace preenchida

E pronto, já está! Não foi difícil, pois não?😉

Agora, sempre que entrar numa das páginas abrangidas pela lista de substituição, o que estiver em acordês deverá ser “dobrado” para Português.


NOTA: esta porção do tutorial não foi modificada desde que foi escrita originalmente.

Para os mais “desenrascados” e para quem quer ter o FoxReplace mais à mão, podemos ainda colocar um atalho para o mesmo ao pé da barra de navegação. Para isso, clica-se num espaço vazio qualquer na barra de navegação e deverá aparecer um menu de contexto como aquele na imagem abaixo:

Ao clicar num espaço vazio na barra de navegação, abre-se este menu de contexto.

Menu de contexto que abre quando se clica num espaço vazio na barra de navegação

Ao clicar em Personalizar… irá aparecer uma janela como a da imagem abaixo:

Conjunto de itens que podem ser arrastados para a barra de navegação.

Conjunto de itens que podem ser arrastados para a barra de navegação. Também se pode fazer o inverso.

Os itens dentro dessa janela podem ser arrastados para a posição que pretender, dentro da barra de navegação, incluindo o do FoxReplace. Após colocado onde quiser na barra de navegação, poderá aceder directamente às suas opções, como indicar no momento se quer desactivar ou reactivar o comportamento automático do FoxReplace, por exemplo.

  1. No meu iMac, na janela Opções do Fox replace não aparecem os botões OK nem Cancelar

    • Pois, eu como não tinha nenhum mac com que testar não escrevi nada sobre eles, porque nem sei como será para mac OS. Se me quiser auxiliar a completar este tutorial nesse sentido, fique à vontade.

    • No Mac, as teclas esc ou cmd. (ponto final) podem substituir o botão Cancelar. O botão OK é geralmente substituído pela tecla enter mas, neste caso, essa alternatiova não parece funcionar…

      • Tal como disse antes ao Paulo Ramos, se quiser auxiliar na completação deste tutodial no que toca aos produtos Mac, fique à vontade. Pode usar a nossa página de contactos (http://wp.me/P2l3te-6I) ou o endereço de e-mail lá indicado.

        Mas claro, como disse, isto tudo sem compromissos e puramente voluntário😉

  2. Bem ajam por este add-on maravilhoso.Já tenho novamente o Portugues correCto no meu PC.Bem ajam e um sincero obrigado do fundo do coração

  3. Alguma solução para que os menus do firefox voltem a português padrão? É que o firefox12, embora mantenha o ptpt no dicionário (spellchecker) já tem nos seus menus “ativar”, “desativar”, “atualizar”, etc.

    Excelente! Muito obrigado e nunca parem de lutar por aquilo que está correcto.

    • Infelizmente aí não há nada que se possa fazer *directamente*. Por acaso, essa é uma das razões pelas quais tenho estado a adiar a actualização do meu para as versões mais recentes. Isso do Firefox em acordês já vem desde a versão 10, penso, e também já é reflectido no próprio site do Firefox.

      Neste momendo, a única coisa que penso ser possível é que as pessoas contactem Mozilla e que digam o que pensam. Também se pode contactar os tradutores portugueses, mas tenho a ideia de eles andarem a fazer orelhas moucas quanto ao assunto, mas, repito, é apenas a imagem que tenho. Espero que esteja errada…

      Tenho apontado na minha to-do list uma mini-iniciativa para tentar mobilizar as pessoas a que façam isso mesmo (contactar a mozilla). Entretanto, só o(a) posso reconfortar dizendo que, felizmente, andar pelas opções dos browsers é o que menos se faz🙂

      Obrigado.

      • +1 para a sugestão do anónimo, para que eu não veja a interface do Firefox em desacordês. Mas, claro, ainda mais importante é fazermos chegar à equipa portuguesa de tradução do Firefox a nossa preferência.

  4. A janela do add-on para mac não necessita de OK, basta configurar e fechar

  5. Boa tarde,

    Para Mac, como fazer? É possível? Será alguma vez possível?

  6. De facto, em Mac, seguinte os passos indicados acima, e após reiniciar o Firefox, continua por exemplo aqui:
    http://support.mozilla.org/pt-PT/home

    Continua a ler-se “atualizar”

    • Peço desculpa por só responder agora.

      De facto não muda nessa página porque esse site não consta da lista de substituição (se bem que dada a mensagem que lá aparece agora — «A documentação Firefox em Português (Europeu) vai passar a seguir o novo Acordo Ortográfico de 1990.» — irei adicionar o site à mesma em breve). Quer isto dizer que as substituições apenas ocorrem em determinados sites (ver http://wp.me/P2l3te-2w). De notar que, caso a opção de realizar substituições automaticamente esteja activada, o add-on tenta mas pode não conseguir realmente fazer as substituições em alguns sites, devido a especificidades dos mesmos (normalmente é por causa de algum JavaScript a correr nesses sites). Para ver o que fazer nestes casos, pode consultar um post anterior (http://wp.me/p2l3te-b7).

      Na versão mais recente do add-on, o botão “Import from URL” já funciona, por isso, se a lista de substituição mais recente ainda não tiver sido descarregada automaticamente pode sempre inserir o link para a lista em si (http://dl.dropbox.com/u/4967399/FoxReplace.xml) na caixa que aparece ao clicar no dito botão.

      Para ver se está tudo operacional, sugiro que abra algum dos sites presentes na lista de sites afectados pelo add-on (http://wp.me/P2l3te-2w) e verifique se as substituições são realmente feitas. Caso contrário, não hesite em responder ou contactar novamente e tentarei ajudar o melhor que puder. Dito isto, tal como já referi em respostas anteriores, não possuo nenhum Mac, nem tenho forma de testar nada em nenhum, por isso quaisquer problemas referentes especificamente ao funcionamento do add-on num Firefox em Mac, provavelmente não serei capaz de ajudar muito. Por isso, tal como fiz a outros antes de si, se quiser ajudar-me a completar este tutorial com informações relativas a Mac OS, fique à vontade; sou todo ouvidos.😉

  7. Boas, perguntei sobre isto no cedilha.net, mas, uma vez que este é o sítio oficial, repito aqui: na lista do Foxreplace só me aparecem 24 entradas -ptcliente.pt. Estou a usar o FR 0.13.3 e o FF18 Nightly.

    • Olá.

      Não estou a perceber qual é a dúvida/problema.

      A lista, ou seja, o ficheiro principal, está dividida em 25 sub-listas; 24 para as letras do alfabeto (sem contar com K, W nem Y) e outra extra para casos que não se enquadrem bem em nenhuma das outras 24. Adicionalmente, há uma outra lista após todas as outras, mas que não trata de assuntos relacionados com o acordo ortográfico. Dito isto, as substituições desta última sub-lista pretende-se que sejam feitas em todos os sites, daí não ter nenhum site em concreto associado a si (ao não especificar nenhum site, o FoxReplace assume que é para substituir em todos os sites). Mas, como disse, não é relacionado com o AO90, pelo que é de ignorar.

      Dito isto, graças à sua intervenção reparei que falta a entrada para a letra Z, o que felizmente não era gravoso já que, de qualquer maneira, não há nenhuma substituição associada a esta letra. Vou adicioná-la e quando sair a próxima versão da lista de substituição, se tiver o seu FoxReplace configurado para actualizar automaticamente a lista de substituição, em princípio a sua lista deverá ter as seguintes características:

      – 26 sub-listas (24 para palavras começadas ou associadas às letras A-Z, 1 para a categoria “Outros”, 1 adicional global, como referi acima)
      – Apenas as 25 primeiras sub-listas deverão ter uma lista de sites iniciada por “-ptcliente.pt”
      – A última sub-lista deve apresentar os caracteres “fi” e “fl” no resumo do seu conteúdo, ou seja, na janela que aparece quando se entra nas opções do FoxReplace, ao fazer scroll para baixo até ao fim da lista.

      Espero ter respondido à sua dúvida. Caso contrário, por favor tente explicitar melhor o que lhe parece ser o problema e tentarei resolvê-lo, ou diga-me o que não percebeu. Já agora, a lista de substituição vai ser actualizada nas próximas horas🙂

  1. Pingback: Firefox contra o AO90 - ILC contra o Acordo Ortográfico

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: