Actualizações recentes — o veredito do Correio da Manhã

Boas!!

Espero que tenham todos passado umas boas épocas festivas e Ano Novo!

Cá vai mais uma remessa de actualizações (em vigor desde esta madrugada). Comecemos pelo mais rápido; de novas palavras, há apenas uma: “veredito”, que passa agora a “veredicto”. Também foi feita uma correcção a uma expressão que estava converter “estático” em “estáctico”.

Relativamente a novos sites na lista de sites afectados pelo FoxReplace, temos os seguintes:

Quanto aos dois primeiros sites, o da Carris e o do Metro de Lisboa, agradecia que quem fosse utilizador dos mesmos que os testasse agora que o FoxReplace trabalha sobre os mesmos, para garantir que, ao fazer as substituições, os sites não ficam com as funcionalidades “quebradas”. Não penso que tal aconteça, mas aviso desde já, para que se realmente o funcionamento de algum dos sites ficar estranho, me possam avisar aqui para que o remova da lista dos sites afectados, como já teve de ser feito, infelizmente, para o Youtube e Gmail.

Já agora, para os que não sabiam, o Correio da Manhã não escrevia em acordês, mas, como foi dado a conhecer recentemente, o mesmo decidiu passar a escrever numa espécie de acordês a partir de 2013. Está respondido o “porquê” de o Correio da Manhã, ao contrário do Público, nunca ter manifestado uma posição concreta relativa ao AO90 apesar de, até agora, não grafar o seu conteúdo em acordês. Aproveito também para vos deixar a Nota Editorial do (agora) “Diretor” do CM, Octávio Ribeiro, na edição de 2 de Janeiro de 2013, onde o mesmo refere que vão passar a aplicar a tal espécie de acordês. A Nota já está, obviamente, em acordês, mas, claro, o FoxReplace trata do assunto! Só por curiosidade, note-se o título da mesma: Mais CM, cor, coragem e rigor. É irónico falar de “rigor” num texto onde apareçam as palavras “acordo” e “ortográfico” juntas.


Por fim, desejo (atrasado) um bom ano a todos, e que seja este o ano em que a Sociedade Civil derrota o AO90, que já vem com mais de 20 anos de atraso!

Posted on 4 de Janeiro de 2013, in Notícias, Novas palavras, Novos sites and tagged , , , . Bookmark the permalink. 3 comentários.

  1. António Santos de Matos

    agora que o AO90 andou para trás, o CM resolveu escrever em acordês?😀 há gente mesmo imbecil que julga andar na crista da onda…😀

    • O adiamento no Brasil tem de ser visto com muito cuidado, já que lá ele foi adiado pela razão exactamente oposta daquela que temos em Portugal, ou seja, o AO90 “não simplifica o suficiente”!

  2. António Santos de Matos

    claro, temos de ter muito cuidado, pois eles escrevem: SUTIL, ONIPRESENTE, ANISTIA, ARIMÉTICA, HIDRELETRICA, INDENISAZÕES, CONOSCO, e outras palermices numa senda de retirar letras às palavras, excepto em REGISTrO e PLANEjAMENTO, pois ficariam a escrever como o colonizador… aquela gente, por muito que nos custe quer participar na construção da língua para afirmarem-se perante nós, e em vez de introduzirem novas palavras, como o têm feito, resolveram “dar uma de chicos espertos” e retiraram letras. Alguém dizia que os brasileiros falavam como as crianças, concordo, mas pior é brevemente falarem com grunhidos, ex: já não dizem “VOCÊ”, mas “cê” não faltará muito a escrita deles ficar reduzida a 23 palavras, coincidentes com as letras do seu alfabeto, pois nem o W; Y e o K querem aceitar. O nosso problema não são as palermices dos outros, mas o facto de termos palermas onde nunca deviam ter chegado.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: