Quando o FoxReplace não se porta bem…

Se são utilizadores assíduos do Firefox com o FoxReplace ligado, é possível que já se tenham deparado com alguma página escrita em acordês, mesmo sabendo (ou não) que o FoxReplace deveria tratar dela. De facto, há alguns casos em que o FoxReplace não tem conseguido fazer as substituições automaticamente. Eu próprio já me tinha deparado com isto algumas vezes em determinados sites, mas não tenho ligado, pois resolvo logo o problema no momento (já mostro como mais abaixo). Um caso que me foi apontado recentemente foi no site Blogtailors, mais concretamente, ao aceder a este URL: http://blogtailors.com/tag/porto+editora. Ao abrirem o mesmo, irão-se deparar com uma série de posts desse site de alguma maneira relacionados com a Porto Editora (que parece gostar muito do Acordo Ortográfico, passo a publicidade), mas os mesmos deverão estar em acordês, o que não é suposto, visto que o Blogtailors faz parte da nossa blacklist de sites onde são feitas as substituições de palavras em acordês. No entanto, se clicarem no link para algum desses posts, os mesmos já deverão surgir com o texto substituído.

Não sei por que razão isto acontece. Em alguns sites é pelo uso de JavaScript (tanto puro, como jQuery, como AJAX), noutros é por o código onde queremos fazer substituições estar fora do alcance directo do FoxReplace, e noutros nem consigo descobrir o porquê. Mas atenção, isto normalmente só acontece nas substituições automáticas do FoxReplace, ou seja, quando lhe “pedimos” que faça as substituições assim que a página abrir. Dito isto, tipicamente o FoxReplace consegue fazer sempre as substituições, mas às vezes temos de o forçar. É isso que vos vou agora indicar como fazer. É bastante simples.

Assim, em caso de dúvida ou em caso de ele não fazer as substituições numa página onde sabemos que o deveria fazer, o que fazemos é “obrigar” o FoxReplace a fazer as substituições quando a página acabar de carregar. Para isto, ou carregamos no símbolo do FoxReplace (se o tiver colocado visível numa das barras do Firefox, como indicado no fim do tutorial sobre como instalar e configurar o FoxReplace) ou, mais facilmente, premindo F2. Ao fazerem isto deverão ver as substituições a acontecer em frente aos vossos olhos. Tenham apenas em conta que em páginas com mais conteúdo, as substituições demoram mais tempo; afinal, o FoxReplace tem de percorrer a página toda à procura de palavras em acordês.

E não se esqueçam: se encontrarem algum site ou página onde as substituições não estão a ser feitas e acham que deveriam, espreitem a nossa lista de sites onde já são feitas substituições para ver se o site já lá consta. Se não constar, não hesitem em indicar o site através da página de contacto, na nossa página do facebook, ou simplesmente em comentário. Se já constar da lista de sites e mesmo forçando as substituições elas não acontecerem, podem indicar o problema através dos mesmos meios.🙂

Posted on 2 de Junho de 2012, in Notícias and tagged , , . Bookmark the permalink. Deixe um comentário.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: